Destinos encantadores para quem procura concertos
exclusivos, tour pelos casarões históricos e
gastronomia rica em sabores da mesa rural.

Fazenda Florença

A Fazenda Florença foi fundada pelo clã dos Teixeira Leite, de origem portuguesa. Vindos de Minas Gerais, eles foram atraídos para o Vale do Paraíba pela riqueza do café no século XIX. Os Barões de Itambé e de Vassouras foram considerados os membros de maior renome na família, que se estabeleceu por locais como Conservatória, Rio das Flores, Barra Mansa e Valença. No interior do casarão, os hóspedes fazem uma viagem pelo tempo em forma de objetos originais do século XIX, como bengalas, cartolas, porcelanas, entre outros.

Fazenda São João da Prosperidade

A fazenda São João da Prosperidade foi fundada no século XIX, pelo pioneiro da cafeicultura na região, Antônio Gonçalves de Moraes. Antônio cultivou 256 mil pés de café na propriedade, mantida pelo trabalho de 214 escravos. O casarão possui 15 quartos e 6 salas. Hoje a fazenda pertence a Magid Breves Muniz e seus filhos e tem como principal atividade o reflorestamento e tratamento do eucalipto, gado de corte, fábrica de linguiças e o turismo rural.

Fazenda das Palmas

Abrigo do 3º alambique comercial do estado do Rio de Janeiro, a Fazenda das Palmas resgata a sua tradição na produção de cachaça com a criação da Pindorama, bebida de alta qualidade e feita de acordo com práticas sustentáveis. O alambique, que produz 50 mil litros de cachaça por ano e todo o processo de produção - desde o canavial até a alambicagem -, poderá ser acompanhado pelos hóspedes. Com menos de 5 anos de vida, a Pindorama já coleciona alguns dos mais importantes selos internacionais: a medalha de prata no International Spirits Challenge, em Londres, em 2019, e o 2º lugar no Ranking da Cúpula da Cachaça, em 2022.

Fazenda São Fernando

A Fazenda São Fernando foi, no século passado, uma das mais importantes unidades produtoras de café do Vale. Sua origem remonta ao século XVIII, e seu fundador, Fernando Luiz dos Santos Werneck, integrou um dos mais poderosos clãs da região. A sede da Fazenda, as ruínas da antiga senzala e o quadrilátero do café são importantes remanescentes históricos. Dispõe de extraordinário acervo de época e peças de destaque na história das artes plásticas brasileiras. Sede do Instituto São Fernando, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve programas educacionais e agroecológicos, a Fazenda não abre regularmente para visitas guiadas. Sendo assim, o Festival é a oportunidade única de você conhecer este reduto de arte e história.

Fazenda União

A Fazenda União faz parte do mais preservado conjunto de casarões do Brasil Império. Datada do século XIX, fica localizada em Rio das Flores, região Sul Fluminense do estado do Rio. Rodeada por uma magnífica paisagem de campo, o casarão de 1836. com mais de 1.000 m². foi construído por Domingos Custódio Guimarães, o Visconde do Rio Preto, e encontra-se conservado e ambientado com seu mobiliário original e com peças recuperadas em antiquários e incursões pela região do Vale do Paraíba. Hoje a Fazenda União é um hotel luxuoso.